segunda-feira, outubro 23, 2006

Depois do Digg, o Brasil tem o Overmundo

O Overmundo é um canal colaborativo para a disseminação da cultura brasileira. Para cumprir sua missão, o Overmundo conjuga diversas ferramentas da chamada Web 2.0, permitindo que os usuários possam de fato construir coletivamente o conteúdo do Overmundo. Dentre essas ferramentas, as principais influências vieram da Wikipedia, do Slashdot e do Kuro5hin. A Wikipedia é uma enciclopédia em que qualquer pessoa pode contribuir. O Overmundo aproveita o modelo de contribuições abertas da Wikipedia em todas as seções do site, mas com uma diferença: o usuário precisa se cadastrar para escrever o que quiser, dentro da linha editorial proposta. O Kuro5hin e o Slashdot são revistas focadas em tecnologia e cultura cujas contribuições e a própria edição são feitas diretamente pelos usuários. Do Kuro5hin veio a inspiração para as filas de edição e de votação, bem como o uso de votos para organização dos conteúdos de cada página. Do Slashdot veio o sistema de comentários, bem como o uso de karma para atribuir diferentes números de Overpontos para cada usuário (quanto mais seu conteúdo obtiver votos no Overmundo, maior será o seu karma e, portanto, o "peso" de seus Overpontos).


Outras influências do Overmundo são o Digg, o Newsvine, o Ohmynews e o BBC Collective. Do Digg, o Overmundo aproveita a interface votação (já adotada em centenas de sites da internet), mas diferente dele, o Overmundo não trabalha com recomendações de links e sim com conteúdo próprio, além de conjugar o sistema de votação com os modelos de sala de edição e de votação do Kuro5hin, coisa que o Digg não faz. Do Newsvine, vem uma influência às avessas: enquanto o Newsvine exige que todo o conteúdo submetido ao site seja transferido para o próprio Newsvine, o Overmundo decidiu adotar o caminho contrário: todo conteúdo do Overmundo permanece com os próprios autores, tendo apenas alguns usos não-comerciais licenciados através do Creative Commons. Do OhMyNews o Overmundo adotou a idéia de um corpo administrativo estável, que dialoga de modo constante com as contribuições dos usuários, permitindo um certo nível de controle do fluxo, enquanto isso for necessário (ou seja, até que a comunidade possa controlar todo o fluxo por si só).

Além dessas influências, o Overmundo contribuiu significativamente para os modelos colaborativos da chamada Web 2.0 com recursos originais. A primeira inovação do Overmundo foi agregar ferramentas de um modo que nenhum outro site agrega: apesar de usar ferramentas que isoladamente estão presentes em vários outros sites, recurso que se tornou padrão para a Web 2.0, nenhum outro site traz todas as ferramentas do Overmundo conjugadas e empregadas da forma como o Overmundo disponibiliza. Além disso, algumas contribuições são totalmente originais, como o conceito de Overpontos, que permite que as matérias sejam ordenadas em ordem crescente de Overpontos e permite aos usuários ver com total transparência e de modo lógico o funcionamento do algoritmo de ordenação das matérias. Esse conceito não está presente em nenhum outro site que utiliza a hierarquização de conteúdo por votos.

Além disso, o Overmundo agrega seções de banco de dados, tais como o Archive.org, que permitem aos usuários submeter conteúdos (arquivos de música, vídeo etc.) para o site. O Overmundo aplica o sistema de ordenação por votos também para esses conteúdos, algo que até o momento também não temos conhecimento de ter tido precedentes. A seção perfil conjuga elementos de softwares sociais como o Orkut e Facebook com as ferramentas de Web 2.0, permitindo visualizar com clareza quem é responsável pelas contribuições e interagir com os autores (claro que tudo isso depende dos autores disponibilizarem ou não seus dados de perfil e contato). O Overmundo também agrega um universo de blogs, nos quais o conteúdo é totalmente livre e não mediado, criando uma constelação de conteúdo em paralelo ao sistema principal de colaborações. Por fim, o Observatório do Overmundo é um blog especial, no qual o próprio site é discutido, mantendo os usuários informados sobre temas relativos à própria comunidade do site. Em síntese, a lista de influências do Overmundo, como tudo mais na internet, é quase impossível de ficar completa: del.icio.us, prodigem, broadcastmachine etc. etc. Todos os sites que citamos aqui como influências também foram influenciados, sempre assumidamente, por vários outros.

É importante mencionar que o projeto Overmundo foi desenvolvido principalmente com software livre, e as partes do código não escritas originalmente para o projeto são também livres. Todo o sistema desenvolvido especificamente para o site pode e deve ser reaproveitado e distribuído dentro dos termos da licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil, e a utilização dos trechos de código utilizados de outros projetos livres deve seguir suas próprias licenças FLOSS (Free Libre Open Source Software). Em outras palavras, qualquer pessoa pode pegar os códigos desenvolvidos pelo site e desenvolver o seu próprio Overmundo ou outro site parecido com ele, desde que esse site seja também aberto e livre pelas mesmas licenças. Aguarde para breve o download do código no próprio site.

Um comentário:

Felipe Vaz disse...

aproveito pra lembrar que agora o código do overmundo, que é open source, também está disponível pra download!